O “Aprendiz 6 - Universitário” foi a sexta temporada do reality show O Aprendiz, apresentada por Roberto Justus, produzida e exibida no Brasil pela Rede Record de Televisão. O propósito da série era identificar potenciais talentos por meio de diversos desafios. Na sexta edição os candidatos concorreram a um contrato de trainee na empresa Young & Rubicam, com uma bolsa mensal de dez mil reais, e um prêmio de R$ 1 milhão. Fonte: wikipedia.
No último episódio desta temporada, em 28/05/2009, duas concorrentes se confrontaram: Marina e Karina. A elas Roberto Justus propôs um desafio bastante difícil: cada uma delas deveria dizer por que ele deveria contratar a adversária!!
Esse desafio foi uma surpresa geral. As duas tiveram grande dificuldade em se expressar e encontrar motivos que o convencessem a contratar a outra concorrente. Depois da manifestação de ambas, Roberto Justus se pronunciou dizendo que no lugar delas ele teria respondido:
“Eu não consigo vender aquilo que eu não compro”
Simples assim!!
E essa é uma condição essencial para vender: acreditar naquilo que se vende.
Certa vez, ao ministrar um treinamento para gerentes de vendas em uma grande multinacional, um dos participantes me perguntou: “Que argumentos eu devo usar para que meus supervisores de vendas e seus vendedores acreditem que a nova versão do produto é realmente boa?” nenhum dos outros participantes se manifestou quando eu dirigi a eles a questão… e isso me fez ver que a dúvida era geral. Como um gerente de vendas pode ter essa dúvida??? Somente se ele mesmo não acreditar no produto que vende. E aí era a questão.
Eu perguntei então a todos os participantes: Por que a nova versão do produto é realmente boa? Poucos se manifestaram, e sem muito entusiasmo.
Aí eu lhes disse a mesma frase do Roberto Justus: “Eu não consigo vender aquilo que não compro”. E mais:
Quando você não acredita naquilo que vende, a maioria dos clientes percebe. A relação de confiança cai, e a venda não acontece.
Os gerentes perceberam então que deveriam primeiramente “comprar a ideia do produto” para assim, naturalmente, venderem-na para suas equipes .
Ai eu lhe pergunto sobre você e sua equipe de vendas: Vocês acreditam de fato naquilo que vendem?
Se a resposta for não, então há trabalho a fazer. Minha sugestão:
Quando você e sua equipe sentirem de verdade que "compram o produto", então estarão prontos para aumentar as vendas.
Abraço, e bora vender mais!
Abraço,
Prof. MSc. Adriano Pedro Bom
Propter Desenvolvimento Gerencial
Educação Corporativa – Treinamento em Vendas – Formação de Líderes
Acesse outros artigos em: www.http://propterdg.com.br/desenvolvimento-profissional/