O que de fato você vende? Vende benefícios, vantagens, segurança, rapidez, confiabilidade, flexibilidade, consistência, atenção, e muitos outros atributos além do próprio produto ou serviço em si. Talvez venda também preço baixo. Nem sempre.
Theodore Levitt foi um renomado economista e professor de Harvard que desenvolveu vários trabalhos muito interessantes na área de marketing. Em 1980 ele apresentou o conceito de Produto Total. E esse conceito é muito útil quando nos deparamos com um cliente que “só quer saber de preço baixo”.
No conceito de “Produto Total” existe a ideia de que há um ‘produto central’ ou ‘produto básico’ em nossa oferta de venda.
Por exemplo: uma empresa que venda assistência técnica para notebooks apresenta como produto central a assistência técnica em si. Ocorre que há muitas empresas que também oferecem esse mesmo produto básico. Como então o cliente irá proceder para decidir para qual das empresas disponíveis levará seu notebook para conserto?
O cliente irá optar pela empresa que oferecer mais benefícios ALÉM do “Produto Central”. Esse é o ponto chave. As camadas extras de benefícios é que influenciarão na decisão de compra. O “preço” é apenas uma das camadas extras de benefício. Muitas e muitas vezes não é a principal.
Considere nosso exemplo da assistência técnica para notebooks:
O cliente paga mais por benefícios tais como: facilidade de acesso, flexibilidade de horários, localização, confiabilidade, rapidez, produtos que não falham, soluções mais criativas, atenção, status, reputação, segurança, desempenho, tranquilidade, etc.
Se o seu produto ou serviço contempla além do produto central diferenciais como esses que sejam valiosos para o cliente (e que seus concorrentes não têm), então será fácil vender. É preciso demonstrar que a sua é a melhor oferta disponível para o cliente. Esse é assunto para um outro artigo.
Sugiro que você analise com carinho as diferentes camadas de benefícios do seu produto ou serviço, e pense na comunicação adequada desse conjunto de atributos para o cliente. O preço não será o principal fator de decisão na negociação.
Abraço,
Prof. MSc. Adriano Pedro Bom
Propter Desenvolvimento Gerencial
Educação Corporativa – Treinamento em Vendas – Formação de Líderes
Acesse outros artigos em: www.propterdg.com.br/desenvolvimento-profissional