Há alguns anos, quando prestava consultoria para um dos maiores concessionários de caminhões VOLVO no Brasil, deparei-me com a seguinte situação: durante um workshop de vendas que eu conduzia, o gerente nacional de vendas me disse em particular que um dos melhores vendedores da região sul havia agora sido transferido para São Paulo, e não estava alcançando suas metas.
Na verdade, fazia 4 meses que ele havia sido transferido, e desde então seu desempenho foi aquém do esperado. A venda de caminhões, peças e serviços VOLVO é desafiadora. Os produtos são de elevado valor agregado, tecnologia de ponta e preço premium. Além disso, o setor apresenta rivalidade intensa.
Sugeri ao gerente que acompanhasse o vendedor em uma visita a um cliente. O resultado foi surpreendente.
O gerente me disse que o vendedor conduziu de forma exemplar a reunião com o cliente e se mostrou um dos melhores vendedores que ele já tinha conhecido: conhecia bem o produto, a política comercial, soube negociar bem… enfim, um show de vendas.
O que poderia explicar então o desempenho mensal insatisfatório para esse vendedor??
Sugeri ao gerente que ampliasse a análise: acompanhasse o vendedor desde o início da semana. E foi aí que a resposta veio. Os dois se reuniram em uma segunda-feira para iniciarem as visitas aos clientes. Quando o gerente perguntou ao vendedor qual era o planejamento para a semana, eis como seguiu o diálogo:
Vendedor: Hoje planejo ir ao cliente “A” e depois ao “B”... ambos ficam na mesma região. Se houver tempo, sigo para o cliente “C”.
Gerente: Você marcou horário com o cliente “C”?
Vendedor: Não, mas se der tempo “dou uma passadinha” por lá.
Gerente: E o que você pretende fazer nos demais dias da semana?
Vendedor: Vou verificar os clientes que faz tempo que não são visitados, e aí marco reunião com eles.
Gerente: Então para o dia de amanhã, por exemplo, você não tem agenda ainda?
Vendedor: Eu tenho uma ideia...
Agora dá para entender o porquê das metas não alcançadas? O vendedor não planejava sua rota semanal… e menos ainda sua agenda mensal. O gerente deu então uma verdadeira “aula” sobre planejamento de vendas. Gostei tanto da abordagem que ele utilizou, que considerei pertinente compartilhar com você neste artigo.
O diálogo entre eles seguiu mais ou menos assim:
Gerente: Você é um ótimo negociador, e dá um show no momento de conduzir a reunião de vendas. Vejo que falta a você desenvolver o planejamento. É por essa razão que as suas metas não têm sido alcançadas. Talvez a forma de trabalho que você me apresentou hoje fosse interessante na região sul, que você atendeu durante anos, e onde você já conhecia muito bem o mercado.
Vendedor: Realmente… o que acha que devo fazer?
Gerente: Vou lhe dar um passo a passo.
Consulte nossa base de dados, e identifique os 3 tipos de clientes que buscamos:
Acho que você já deve imaginar qual foi o resultado. O vendedor passou a planejar suas visitas aos clientes conforme a orientação do gerente e suas vendas cresceram imediatamente. O profissional passou a ser o melhor vendedor da regional de São Paulo. Só lhe falta planejar.
Observação: pode ser que você venda através de canais diferentes (telefone, teleconferência, etc.), e não tenha que se deslocar até o cliente. O princípio de aplicação da nossa recomendação é o mesmo. A diferença é que, ao invés de se deslocar até o cliente, você fará uma ligação ou contato remoto com ele.
Há muitas formas de planejar as ações de vendas. Neste artigo apresentamos mais uma. Desejo a você que tenha excelentes resultados com o planejamento, e Lidere as Vendas!
Abraço, e bora vender mais!
Prof. MSc. Adriano Pedro Bom
Propter Desenvolvimento Gerencial
Educação Corporativa – Treinamento em Vendas – Formação de Líderes
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