Por que a sua empresa perde vendas? E como evitar...

Há muitas razões para se perder uma venda, e grande parte dos empresários acaba acreditando que tenha perdido vendas realmente em função de uma oferta de PREÇO mais baixo da concorrência. Eu não descarto essa hipótese, mas gostaria que analisasse comigo alguns fatores que faz com que uma empresa perca uma venda em função de preço. Acompanhe, e Lidere as Vendas:

1) O cliente necessita do seu produto ou serviço, acredita que realmente vale o preço que você cobra, mas não tem condições financeiras para realizar a compra no momento. Está sem caixa, sem crédito, sem reservas financeiras, etc. Então paga o que for mais barato e acessível.

2) O cliente nem sabe que seu produto ou serviço existem, e, assim, não realizou uma cotação com a sua empresa. Acabou selecionando a primeira oferta de preço baixo (segundo seu ponto de vista) que encontrou.

3) O cliente não entende do seu produto ou serviço, e então só lhe resta comparar a única coisa que consegue perceber claramente: o preço.

4) Seus concorrentes influenciam o cliente de maneira mais detalhada e persuasiva, afirmando que têm o melhor preço da praça, oferecendo o mesmo serviço ou produto que a sua empresa. E os clientes acreditam no discurso de vendas sem seguir comparando, sem perceber que o discurso não corresponde à verdade.

5) O cliente acredita que comprando pelo preço mais baixo, terá a melhor relação custo x benefício do mercado. Não percebe as economias que sua oferta proporciona com muito mais vantagem a médio e longo prazos, além das compensações em caso de falhas ou problemas posteriores à compra.

6) Seu vendedor não sabe demonstrar o real valor (benefício/vantagem/resultados) que seu produto ou serviço podem proporcionar ao cliente. Dessa forma, o cliente entende que há ofertas equivalentes e mais baratas no mercado.

7) Sua imagem/marca/reputação não correspondem ao preço que estabeleceram para o cliente, ainda que seu produto ou serviço sejam os melhores do mercado. Nesse caso, uma oferta de preço menor é preferível.
8) Sua empresa não conhece realmente as necessidades/desejos/expectativas do seu público-alvo, e, portanto, oferece recursos adicionais, acessórios, serviços complementares que seu cliente não necessita, e seu produto se torna então mais caro. Ele prefere então pagar menos, e obter o que ele realmente necessita.

9) O cliente recebeu uma forte recomendação de um influenciador em quem confia plenamente, e que lhe disse que todos os produtos ou serviços são iguais. Melhor então comprar pelo menor preço.

10) Realmente o produto ou serviço que sua empresa oferece são muito parecidos com as ofertas do mercado no que se refere a: qualidade, inovação, rapidez de entrega, confiabilidade, reputação, força da marca, durabilidade, recursos, benefícios e vantagens que proporcionam, flexibilidade de atendimento, qualidade de atendimento, disponibilidade, know how, assistência pós-vendas, etc. Nesse caso, o cliente tem toda razão em decidir pelo menor preço.

Se você analisar atentamente a lista das 10 razões pelas quais um cliente prefere uma oferta de preço mais baixo, notará que somente a décima é, verdadeiramente, uma opção pelo preço mais baixo.


As demais 9 situações acontecem por um problema de gerenciamento da empresa que está ofertando o produto ou serviço para o mercado. E essa é uma boa notícia, porque revertendo-se as 9 situações, o cliente não decidirá pelo menor preço.

Dessa forma, recomendo que analise atentamente a lista das 10 razões que mencionei. Se  a sua empresa se enquadrar em algumas delas, significa que há muito o que fazer para evitar a perda de vendas.


Em próximos artigos vou analisar item a item e sugerir ações estratégias para reverter essa situação.

Pense estrategicamente, e Lidere as Vendas!

 
Abraço,


Prof. Adriano Pedro Bom


Propter Desenvolvimento Gerencial


www.lidereasvendas.com.br

Voltar

Pesquisa

Nossos Artigos